terça-feira, 16 de junho de 2009

APJN firme na II CEPPIR tira 22 delegados/as jovens para a II CONAPIR!!

Nos dias 10 a 12 de junho, na Faculdade de Direito da USP, ocorreu a II CEPPIR (II Conferencia Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) em São Paulo que contou com presença do Ministro Edson Santos (SEPPIR) e do Secretário de Justiça do Estado de SP, Dr. Luiz Guimarães Marrey, além da participação de diversos grupos etnicos residentes no Brasil (negros, indios, quilombolas, judeus, ciganos, palestinos, arabes, brancos) de diversas idades e regiões da cidade.

A Articulação Política de Juventudes Negras (APJN Brasil), representada pelo jovem Edson Arruda Jr, fez parte da Comissão Organizadora Estadual (COE) enquanto juventude negra e, em grande parceria e apoio com os/as demais jovens delegados/as das 16 regionais do Estado de SP, conseguimos ter uma soma de quase 100 jovens dos 800 delegados presentes nesta II CEPPIR.

Graças a nossa ação política, firmes no propósito das pautas da juventude negra, especialmente baseada no documento do I ENJUNE, os/a jovens delegados/as contribuiram intensamente com as discussões e propostas apresentadas nos 8 grupos de trabalho constituidos nessa Conferencia (educação; cultura, esporte e lazer; saúde; moradia e terra; trabalho e renda; segurança e acesso a justiça; comunicação e religiosidade) e, ao final, conseguimos garantir das 98 vagas de delegados a ida 22 delegados/as jovens para a II CONAPIR, que ocorrerá nos proximos dias 25 a 28 de junho em Brasilia.

Sem dúvida nossa ação coletiva resultou na maior delegação de juventude negra do Brasil , fato histórico e inédito neste processo de conferencia (já que será a primeira vez que teremos esta quantidade de representação de jovens na II CONAPIR só do Estado de SP), garantindo o recorte de genero e regionalidade do nosso Estado.

Parabéns aos jovens guerreiros/as que participaram deste processo e que fizeram e farão a diferença em qualidade, atuação e contribuição para a construção das propostas que irão para a II CONAPIR fundamentar a criação do I Plano Nacional de Politicas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil.

APJN é eleita para a cadeira de relações raciais do CMJ deSP

No ultimo domingo, dia 07 de junho de 2009, a A Articulação Política de Juventudes Negras, juntamente com mais outras 11 organizações como a Educafro e a PJ, ganharam a votação para eleição de conselheiros responsaveis pelo Conselho Municipal de Juventude da Cidade de São Paulo.

A APJN será a organização titular responsavel pela cadeira de relações raciais do CMJ, representada pelo jovem Jefferson Rogério da Silva, militante de base, fundador do grupo Batukai composto por crianças e jovens cantores, moradores de periferia da cidade de SP. Nesta cadeira, teremos a importante tarefa de garantir a pauta da juventude negra nos projetos de juventudes que serão desenvolvidos na Cidade de SP.


A votação foi agitada, mais de 3000 pessoas se inscreveram para votar nos representantes que iriam compor o CMJ, destes pouco mais de 1500 compareceram ao Parque da Juventude para efetuar a sua votação. A APJN ganhou com 483 votos, contra 125 votos destinados a UNEGRO, concorrente desta mesma vaga no CMJ.


A posse geral dos/as eleitos/as pela sociedade civil e dos/as indicados/as pelo poder público será realizada na 1ª quinzena de agosto, de acordo com a Coordenadoria da Juventude. O Conselho é um instrumento de controle social, isto é, de participação da sociedade civil no acompanhamento das ações do governo na realização de políticas públicas. Ele é um órgão público que representa a população jovem e tem a função consultiva de acompanhar e fiscalizar o poder público e propor políticas públicas voltadas para a juventude. Enfim, é um órgão que tem a função de acompanhar a garantia dos direitos juvenis. Em São Paulo, ele foi criado no ano passado pela Lei 14.687/08.

Sem dúvida faremos história na Cidade de SP compondo a primeira leva de representantes do 1º ano do CMJ. Abaixo segue o nome das organizações ganhadoras e suas respectivs cadeiras.

APJN: Pro alto, avante!!

____________________________________________
- Relações raciais e étnicas: Articulação Política das Juventudes Negras

- Educação e acesso às novas tecnologias: CADESC – Cidade Tiradentes
- Trabalho, emprego e geração de renda: Juventude do Partido dos Trabalhadores
- Movimento Estudantil: União Municipal dos Estudantes (UMES)
- Qualidade de vida, saúde e meio ambiente: CEDECA
- Deficiência e mobilidade reduzida: União da Juventude Socialista
- Gênero e diversidade sexual: Associação da Parada do Orgulho GLBT SP
- Diversidade Religiosa, com o Alex Piero da PJ da Arquidiocese,
- Entidade de Apoio, com o Renato Souza de Almeida do IPJ (Instituto Paulista de Juventude),
- Cultura e Arte, com o Magno de Oliveira Duarte da Comunidade Cidadã (ligada à PJ da diocese de Santo Amaro).
- Outros: Frente de Luta por Moradia Entidade de apoio: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

Quatro seguintes da Lista:
Educafro
União Brasileira de Mulheres
UNEGRO
Comunidade da Graça do Imirim

Ainda não tivemos acesso às informações da organização eleita no segmento esporte e lazer. A divulgação oficial das organizações eleitas para o Conselho será feita pela Coordenadoria, no Diário Oficial, depois da reunião da Comissão eleitoral, que acontece na quarta-feira (10/junho).

Fonte: http://www.anchietanum.com.br/site/lerNoticia.php?intIdNoticia=464