terça-feira, 16 de junho de 2009

APJN é eleita para a cadeira de relações raciais do CMJ deSP

No ultimo domingo, dia 07 de junho de 2009, a A Articulação Política de Juventudes Negras, juntamente com mais outras 11 organizações como a Educafro e a PJ, ganharam a votação para eleição de conselheiros responsaveis pelo Conselho Municipal de Juventude da Cidade de São Paulo.

A APJN será a organização titular responsavel pela cadeira de relações raciais do CMJ, representada pelo jovem Jefferson Rogério da Silva, militante de base, fundador do grupo Batukai composto por crianças e jovens cantores, moradores de periferia da cidade de SP. Nesta cadeira, teremos a importante tarefa de garantir a pauta da juventude negra nos projetos de juventudes que serão desenvolvidos na Cidade de SP.


A votação foi agitada, mais de 3000 pessoas se inscreveram para votar nos representantes que iriam compor o CMJ, destes pouco mais de 1500 compareceram ao Parque da Juventude para efetuar a sua votação. A APJN ganhou com 483 votos, contra 125 votos destinados a UNEGRO, concorrente desta mesma vaga no CMJ.


A posse geral dos/as eleitos/as pela sociedade civil e dos/as indicados/as pelo poder público será realizada na 1ª quinzena de agosto, de acordo com a Coordenadoria da Juventude. O Conselho é um instrumento de controle social, isto é, de participação da sociedade civil no acompanhamento das ações do governo na realização de políticas públicas. Ele é um órgão público que representa a população jovem e tem a função consultiva de acompanhar e fiscalizar o poder público e propor políticas públicas voltadas para a juventude. Enfim, é um órgão que tem a função de acompanhar a garantia dos direitos juvenis. Em São Paulo, ele foi criado no ano passado pela Lei 14.687/08.

Sem dúvida faremos história na Cidade de SP compondo a primeira leva de representantes do 1º ano do CMJ. Abaixo segue o nome das organizações ganhadoras e suas respectivs cadeiras.

APJN: Pro alto, avante!!

____________________________________________
- Relações raciais e étnicas: Articulação Política das Juventudes Negras

- Educação e acesso às novas tecnologias: CADESC – Cidade Tiradentes
- Trabalho, emprego e geração de renda: Juventude do Partido dos Trabalhadores
- Movimento Estudantil: União Municipal dos Estudantes (UMES)
- Qualidade de vida, saúde e meio ambiente: CEDECA
- Deficiência e mobilidade reduzida: União da Juventude Socialista
- Gênero e diversidade sexual: Associação da Parada do Orgulho GLBT SP
- Diversidade Religiosa, com o Alex Piero da PJ da Arquidiocese,
- Entidade de Apoio, com o Renato Souza de Almeida do IPJ (Instituto Paulista de Juventude),
- Cultura e Arte, com o Magno de Oliveira Duarte da Comunidade Cidadã (ligada à PJ da diocese de Santo Amaro).
- Outros: Frente de Luta por Moradia Entidade de apoio: União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

Quatro seguintes da Lista:
Educafro
União Brasileira de Mulheres
UNEGRO
Comunidade da Graça do Imirim

Ainda não tivemos acesso às informações da organização eleita no segmento esporte e lazer. A divulgação oficial das organizações eleitas para o Conselho será feita pela Coordenadoria, no Diário Oficial, depois da reunião da Comissão eleitoral, que acontece na quarta-feira (10/junho).

Fonte: http://www.anchietanum.com.br/site/lerNoticia.php?intIdNoticia=464

Nenhum comentário: