domingo, 29 de março de 2009

Fundação Itaú Social oferece curso gratuito de Avaliação Econômica de Projetos Sociais.

Curso Gratuito:Nos dias 25, 29 de março e 1 de abril (respectivamente) estarão abertas as incrições para o curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da Fundação Itaú Social, em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O curso oferece aos participantes acesso a metodologias e ferramentas específicas para avaliar o impacto de projetos e calcular o retorno econômico para os atendidos. Em São Paulo, será ministrado pela doutora em economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e docente do Departamento de Economia da FEA-RP/USP Elaine Toldo Pazello. Em Belo Horizonte, será ministrado por Betânia Totino Peixoto, doutora em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, será ministrado pela doutora em economia pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro Joana Monteiro. Podem se inscrever gestores de projetos sociais de organizações não governamentais, órgãos governamentais, institutos e fundações empresariais. Os inscritos devem ter experiência no uso de Excel e noções básicas de matemática financeira e estatística. O curso é uma das ações do Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, desenvolvido em parceria com a área de Controles de Risco e Financeiro do banco Itaú, sobre orientação dos economistas Sérgio Werlang, vice-presidente, e Naercio Menezes, consultor.

Esse programa, desenvolvido desde 2004, já capacitou cerca de 390 gestores e atua na disseminação da cultura de avaliação econômica, por meio, principalmente, de seminários, cursos e avaliação de projetos sociais próprios e de organizações parceiras da Fundação Itaú Social. O curso é gratuito, tem carga horária de 72 horas.

  • São Paulo de 4 de abril a 11 de julho de 2009, no Centro de Treinamento Itaúsa – Acesso Chafariz, na Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100. As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h.

  • Belo Horizonte de 1º de abril a 9 de julho de 2009, na Fundação Dom Cabral localizada na Rua Bernardo Guimarães, 3071, Santo Agostinho). As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 13h às 19h30, exceto nos dias 1º de abril (quarta-feira) , das 14h às 16h, e 8 de abril (quarta-feira) , das 13h às 16h. Rio de Janeiro De 6 de abril a 29 de junho de 2009,

  • Rio de Janeiro Pio X – Rua da Alfândega, 28 – 11º andar – Centro, exceto nos dias 6 de abril e 29 de junho, quando será realizado no Auditório da Aberj – Av. Rio Branco, 81 – 19º andar. Centro.

As aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 13h às 19h30.

As informações estão disponíveis na página da Fundação Itaú Social

(http://www.fundacaoitausocial.org.br/) ou com

Roberta Melo Cel.: 55- (11) 7276-8932

Tel Com: 5 5-(11) 2995-4211.

Corram! Vagas Limitadas!!

Seminario de Durban traz diversas reflexões ao Mov. Negro Brasileiro

Nessa ultima sexta-feira (dia 27/03) a APJN, em parceria com a CONE e a CMDH realizaram o Seminario "Conhecendo os tramites do Processo de Revisão da Declaração e do Plano de Ação da Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância (DURBAN)", que contou com a participação das palestrantes Edna Roland da Coordenadoria de Raça e Genero do Municipio de Guarulhos, Nilza Iraci do Geledes - Instituto de Mulheres Negras, Celia Witaker da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH), Maria Aparecida Laia da Coordenadoria de Assuntos da População Negra do Municipio de São Paulo (CONE) e Samoury Mugabe da APJN Brasil.



No Seminario as palestrantes trouxeram um importante contexto de todo o processo de construção, negociação, articulação e monitoramento dos textos e politicas para o Processo de Durban, assim como a participação da sociedade civil nesse processo.

Varios foram os questionamentos sobre os diversos problemas de divulgação de informações, avanços e retrocessos nos processo de entrad e saida de paises apoiadores, os temas mais polemicos queos paises apoiam e não apoiam dentro do Documento e a grande dificuldade do envio de uma delegação da sociedade civil para este processo.













APJN no Colóquio Internacional: Desafios e perspectivas da Juventude Negra nas Américas - RJ - Brasil

A Organização Política UJIMA – Trabalho Coletivo e Responsabilidade, em parceria com a Rede Nacional de Jovens, Organizações, e Estudantes Afrocolombianos, o Centro Comunitário Latino-americano e Caribenho dos Estados Unidos, a Fundação Friedrich Ebert – FES, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP RJ, e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE; com apoios institucionais da Secretaria Geral Ibero-americana – SEGIB, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Regional para a América Latina e o Caribe - PNUD, a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal do Brasil, a Rede de Mulheres Negras do Paraná, e o Instituto Todos a Bordo – Um convite pleno à cidadania farão a 1ª edição do Colóquio Internacional: Desafios e perspectivas da Juventude Negra nas Américas, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Scorial Rio Hotel, de 03 a 06 de abril de 2009.

Para tanto, a Articulação Politic de Juventudes Negras, na pessoa de nosso representante Samoury Mugabe, foi convidada para participar deste Colóquio Internacional que reunirá 40 lideranças políticas jovens negras de 15 países das Américas, com o objetivo central de promover um intercâmbio entre os grupos, coletivos, organizações e ativistas jovens negros(as), compartilhando experiências e ações visando assim fortalecer os canais de participação e discussão da juventude negra sobre os principais temas de sua conjuntura, estabelecendo alianças estratégicas e de cooperação entre as organizações participantes, proporcionando um nivelamento de informações sobre as principais questões políticas do movimento social negro nas Américas.

Acreditamos que enquanto grupo representante da Juventude Negra no CONJUVE e membro diretor da pasta de Relações Internacionais desse orgão, podemos ajudar e contribuir com informações relevantes para uma construção mais ampla e avançada de politicas para a juventude negra conforme colocado na proposta deste Coloquio.
Pretendemos assim compartilhar estas informações, construir parcerias cada ver mais relevantes para a nossa luta e fortalecer ações e agendas das juventudes negras nas Américas.

Abaixo segue a programação do evento:

Colóquio Internacional
Desafios e perspectivas da Juventude Negra nas Américas

Rio de Janeiro, dias 03 a 06 de abril de 2009.

Programação

Primeiro Dia
09h – Abertura
09h30 – Apresentação Cultural
10h – Dinâmica de Apresentação
13h - Almoço
14h30 – Conferência: Realidades e Tendências da Juventude Negra nas Américas
16h30 – Pausa Café
17h – Roda de Discussão: Quais são os desafios e as perspectivas da juventude negra na região?
18h30 – Encerramento do dia
20h – Coquetel – Atividade Cultural

Segundo Dia
09h – Conjuntura Nacional dos Países
11h – Painel: Movimento Negro nas Américas sob a ótica da juventude
13h – Almoço
14h30 – Painel: Cooperação Internacional: Estratégias de Desenvolvimento para a Juventude Negra
16h30 – Pausa Café
17h – Oficina Psicologia e Movimentos Sociais
18h30 – Encerramento do dia

Terceiro Dia
09h – Conjuntura Nacional dos Países
11h – Conferência: Refletindo sobre os avanços da implementação das resoluções de Durban
13h – Almoço
14h30 – Quais os impactos dos avanços de Durban na minha realidade?
16h30 – Pausa Café
17h - Conjuntura Nacional dos Países
18h30 – Encerramento do dia

Quarto Dia
09h – Avaliação do Plano de Ação de Durban: Expectativas para Genebra 2009.
11h – Próximos passos no Pós-Durban
13h - Almoço
14h30 – Alianças Políticas: Uma agenda de empoderamento, incidência e desenvolvimento para a juventude negra
16h30 – Pausa Café
17h – Avaliação e Conclusões Finais
18h30 – Encerramento do Colóquio

APJN realiza Conferência Livre de Promoção da Igualdade Racial no CTA de Santo Amaro.

Por: Gabriela Veloso e Lia Lopes

Na última 2ª feira, a Articulação Política de Juventudes Negras realizou a primeira Conferência Livre de Promoção da Igualadade Racial deliberada pela II CONAPIR, Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Municipio de São Paulo, no CTA de Santo Amaro, com o intuito de fortalecer e viabilizar as propostas prioritárias do público LGBT e proporcionar uma inclusão para cada tema, além da inclusão do público LGBT em temas como: saúde, moradia, religiões de matrizes africanas, entre outros, onde cada organização da sociedade se responsabilizou junto com a CONE, Coordenadoria de Assuntos da População Negra em realizar as conferências livres nas zonas leste, sul, norte, oeste da cidade de São Paulo.








Conferência Livre: Realizada pela APJN no CTA de Santo Amaro



Todas as 2ª feiras nas dependências o Projeto Ele do CTA de Santo Amaro realizam atendimentos psico sociais para gays, travestis e transsexuais e muitos demandam problemáticas familiares por causa de sua opção sexual e isso em geral acarreta um conflito de idéias entre pais e filhos, o que faz com que essas pessoas procurem atendimento terapeútico para amenizar.

Todos os pacientes LGBT s foram atendidos pelo Ele, projeto do CTA de Santo Amaro que junto com APJN avaliaram as principais demandas e propostas de inserção do público LGBT na cultura e midia, educação, saúde, esporte e lazer.